sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Autocrueldade

A autocrueldade é, sem dúvida, a mais dissimulada de todas as opressões.
do livro "As dores da Alma' de Francisco do Espirito Santo Neto, ditado por Hammed


Pessoas que buscam sempre serem aceitas e admiradas, vestem o personagem de que devem agradar a todos, em todos os momentos. Buscam elogios e sorrisos forçados de todos a sua volta mas vivem distantes de si mesmos.

A autocureldade consiste em viver a própria vida em favor da aprovação alheia.

A timidez pode ser considerada uma autocrueldade, pois vive-se em uma autoprisão, em razão de ser aceito por todos, ele não defende sua vontade mas sim a das pessoas. Pensa que ha algo de errado com ele e não desenvolve a autoconfiança.
Tem medo de agir errado, de falar bobagem e se fecha, por medo de zombarem dele.

Quem busca crédito e popularidade, procura anciosamente as palmas dos outros, oferecendo inumeras razoes para que suas atitudes sejam totalmente consideradas.

Ora, os erros são significativas formas de aprendizagem das coisas.
Não tenhamos medo de errar, ser ser nós mesmos!

A fixação que temos de olhar para que os outros acham ou acreditam, sem possuirmos a real consciência do que queremos, podemos e sentimos é o que promove a destruição em nossa vida interior.

De todas as violências que sofremos, as que cometemos com mais freqüência são as que cometemos contra nós mesmos.

A autocrueldade só pode ser combatida, com amor a si mesmo e a declaração interna que é necessário fazer diferente do que sempre fez, para que seja respeitado pelo que é e não pelo espelho que se carrega.

2 comentários: